revista volare

A Volare é uma revista de viagens que busca quebrar preconceitos e tabus compreendendo pessoas com mais de 50 anos que possuem ou querem ter uma vida ativa. Elas são independentes, estão sempre à procura de novas experiências e dispostos a mudar hábitos. Esses são os envelhescentes, o público-alvo da revista Volare. 

2018-2

Projeto acadêmico

Em equipe

Parceria:
Ana Flávia de Oliveira

Sara Girardi

Áreas trabalhadas:

Design editorial

Direção de arte

Ilustração

Marketing

MERCADO CONSUMIDOR

Pesquisas indicam que a população brasileira está a caminho do envelhecimento. Há ainda pouca oferta de produtos voltados para este público, principalmente quando se trata de revistas.
Assim, enxergamos a oportunidade de criar uma publicação voltada a esse nicho de mercado.

IDENTIDADE

O nome Volare vem do italiano “voar” e foi escolhido por representar de maneira simples todo o conceito que a revista transmite:
a liberdade e a busca por novas experiências. 


O logo foi inspirado em uma colagem, com base no futurismo italiano, Sua cor varia de acordo com a edição, mas a versão preferencial é turquesa. 

UNIVERSO GRÁFICO

futurismo italiano foi escolhido como inspiração devido a relação que existe entre a missão da revista e os ideais desse movimento, que procurava romper com o tradicionalismo cultural. Em toda a revista, utilizamos quadros e formas inclinadas para remeter à colagem, que também foi utilizada na capa.

Tomamos também como referência os ícones presentes no universo gráfico das viagens e a região italiana da Toscana. 

FAMÍLIA DE ÍCONES 

PALETA TIPOGRÁFICA

As tipografias utilizadas foram a Univers para os títulos, linha-fina, chapéu e legendas, e a Athelas para o texto. A Athelas apresenta boa legibilidade, enquanto a Univers traz destaque e clareza visual. Elas apresentam bom contraste e harmonia quando utilizadas juntas.

DIREÇÃO DE ARTE

Na direção de arte, procuramos tomar cuidado na escolha de fotos atraentes e com cores vivas, sempre fugindo dos estereótipos em relação as pessoas da faixa dos 50 anos para cima. Procuramos representá-las da forma mais próxima a sua realidade.

COSTURA APARENTE

A costura aparente proporciona uma abertura
de 180º das páginas da revista, valorizando as imagens e facilitando a leitura. Além disso, agrega valor à publicação, que é voltada a
um público de maior poder aquisitivo. 

COLUNAS ASSINADAS

Nas colunas assinadas utilizamos ilustrações em aquarela, para trazer uma diferenciação em relação ao restante da revista. Como colunistas, escolhemos duas personalidades influentes (Mirian Goldenberg e Consuelo Blocker), de mais de 50 anos, que falam sobre os temas "envelhecimento" e "viagens".

SEÇÃO PARÓLE IN LIBERTÁ

A última seção da revista faz referência ao manifesto futurista de Filippo Marinetti, que tinha o nome "Paróle in Libertá" (palavras em liberdade).
A cada edição haverá uma colagem diferente para fazer o fechamento da revista e trazer novamente a referência aos ideais de liberdade do futurismo.

HOTSITE DA VOLARE

BRINDES E DIVULGAÇÃO

veja mais projetos aqui